segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Alunos Escritores


Trabalho de Conclusão de Curso – 9Ano – 2011
Memorial Descritivo

1.      Objetivo

O trabalho servirá como instrumento avaliativo da disciplina Língua Portuguesa no quarto bimestre de 2011. Deverá ser elaborado em grupo de 4(quatro) a 5(cinco) alunos.
Valor 8,0 pontos
           
2.      Apresentação
Livro com capa artística no qual serão agregados, além do trabalho específico de Língua Portuguesa, trabalhos de outras disciplinas.

2.1. Capa produzida pelos alunos com a orientação da área de Artes. O livro não deverá ser encadernado de forma tradicional e, sim, refletir a criatividade e capacidade artística do grupo.
3.      Agradecimentos e dedicatória
4.       Texto de apresentação
5.      Autobiografia de cada componente do grupo - agregar fotos individuais e/ou do grupo
6.      Análise da Cultura Hip-Hop enfocando os seguintes aspectos: música, grafite, atitude e a cultura Hip-Hop na nossa região.
7.      Apresentação da Narrativa.
7.1  Título
7.2   Pequenos resumos de um parágrafo de cada um dos capítulos da narrativa apresentados ao professor antes da formatação final.
8.      Narrativa propriamente dita.
8.1.  Criar narrativa longa, em capítulos, a partir das composições Negro Drama , de Racionais MC’S, 12 de Outubro, Facção Central, e Meu Guri, de Chico Buarque de Holanda.
A narrativa será em terceira pessoa (narrador observador) e deverá deixar claro o drama social vivido pelos personagens.


9.      Texto de Conclusão ou Despedida.
10.  Bibliografia
11.  Prazos
11.1   Pré-confecção: este trabalho, antes da sua consolidação final, será apresentado em etapas com prazos determinados e improrrogáveis . O não atendimento a uma das etapas implicará na perda de 2,0 pontos para o grupo. Não serão levados em conta impedimentos pessoais já que atender a todas as etapas constitui-se obrigação do grupo e, não compromisso individual de algum dos seus membros.
11.2   26/10 – Esboço dos textos de Abertura, Dedicatórias e Agradecimentos
                  
      11.2.1   Apresentar o plano de cada capítulo da Narrativa
11.3   27/10 – Planejamento da capa – apresentar à Profª de Artes
11.4   03/11 – Autobiografias e fotos
11.5.   04 e 07/11 – Rascunho do texto de Despedida.
11.6   9/11 -  Rascunho de cada capítulo da narrativa.
11.7   16 e 17/11 – Entrega do trabalho em sua formatação final.
12. Poderão ser agregados ao trabalho, de forma a enriquecê-lo, desenhos, ilustrações, poemas, fotos  e pensamentos e reportagem documentada com algum grupo do movimento Hip-Hop da nossa região.
Prof. Ivan B Santos
 Prof. Rafael Costa
Prof. Wanderléia