segunda-feira, 9 de março de 2009

Prova da Embraer

Conteúdo Programático
GRUPO I
Língua Portuguesa: Interpretação de texto; sinônimos e antônimos;
ortografia oficial; acentuação gráfica; flexão de gênero,
número e grau do substantivo e do adjetivo; crase; emprego
de pronomes e verbos; emprego de preposições e conjunções;
concordância nominal e verbal; termos da oração.



Estudos Sociais: A Globalização e o papel dos blocos econômicos
na economia mundial; o mundo contemporâneo: a organização
geopolítica após o 11 de setembro, as questões ambientais
(protocolo de Kyoto); o processo de industrialização e
urbanização do Brasil na segunda metade do século XX e as
suas conseqüências; a estrutura fundiária no Brasil: estrutura
fundiária colonial, o êxodo rural: causas e conseqüências e a
luta pela terra no Brasil atual; autoritarismo e democracia no
Brasil: a forma de atuação da ditadura militar (1964 -1984) e as
estratégias de resistência; a organização do trabalho no Brasil:
a escravidão, o papel dos imigrantes no fi nal do século XIX e
início do século XX e a conquista dos direitos trabalhistas.


GRUPO II
Matemática: Operações com números inteiros e fracionários;
sistema de medidas usuais; números racionais relativos; regra
de três simples; porcentagem; juros simples; equação do primeiro
grau e sistema simples do primeiro grau; equação simples
do segundo grau; geometria plana (perímetro e área de
triângulos e retângulos); resolução de situação-problema

.
Ciências Naturais: Antibióticos – soluções e problemas; desenvolvimento
sustentável; desflorestamento e suas conseqüências;
drogas - categorias, efeitos, problemas sociais e de
saúde decorrentes; efeito estufa e aquecimento global; importância
da biodiversidade; métodos contraceptivos humanos;
poluição do ar e das águas; principais impactos ambientais
decorrentes de diferentes formas de geração de energia; problemas
da agricultura convencional; problemas simples do cotidiano
envolvendo as três leis de Newton; produção de derivados
do petróleo (destilação fracionada); redução, reutilização
e reciclagem de resíduos; situações simples do cotidiano que
envolvem a interpretação do conceito de densidade; situações
simples do cotidiano que envolvem movimentos (tempo, distância
e velocidade); transformações de energia; transmissão
do vírus HIV e sintomas da AIDS.


Redação
A redação será avaliada considerando-se:
a. Estrutura: forma narrativa em 3ª pessoa; organicidade e unidade
do texto; conteúdo: idéias fundamentais e coerentes e
clareza.
b. Expressão: domínio do léxico e da estrutura da língua (adequação
vocabular, ortografia, morfologia, sintaxe e pontuação).
c. Será anulada a redação que:
- fugir ao tema proposto;
- apresentar texto padronizado, quanto à estrutura, seqüência
e vocabulário comuns a vários candidatos;
- apresentar textos sob forma não articulada verbalmente
(apenas com desenhos, números, palavras soltas e ilegíveis).