Conteúdo Programático
GRUPO I
Língua Portuguesa: Interpretação de texto; sinônimos e antônimos;
ortografia oficial; acentuação gráfica; flexão de gênero,
número e grau do substantivo e do adjetivo; crase; emprego
de pronomes e verbos; emprego de preposições e conjunções;
concordância nominal e verbal; termos da oração.
Estudos Sociais: A Globalização e o papel dos blocos econômicos
na economia mundial; o mundo contemporâneo: a organização
geopolítica após o 11 de setembro, as questões ambientais
(protocolo de Kyoto); o processo de industrialização e
urbanização do Brasil na segunda metade do século XX e as
suas conseqüências; a estrutura fundiária no Brasil: estrutura
fundiária colonial, o êxodo rural: causas e conseqüências e a
luta pela terra no Brasil atual; autoritarismo e democracia no
Brasil: a forma de atuação da ditadura militar (1964 -1984) e as
estratégias de resistência; a organização do trabalho no Brasil:
a escravidão, o papel dos imigrantes no fi nal do século XIX e
início do século XX e a conquista dos direitos trabalhistas.
GRUPO II
Matemática: Operações com números inteiros e fracionários;
sistema de medidas usuais; números racionais relativos; regra
de três simples; porcentagem; juros simples; equação do primeiro
grau e sistema simples do primeiro grau; equação simples
do segundo grau; geometria plana (perímetro e área de
triângulos e retângulos); resolução de situação-problema
.
Ciências Naturais: Antibióticos – soluções e problemas; desenvolvimento
sustentável; desflorestamento e suas conseqüências;
drogas - categorias, efeitos, problemas sociais e de
saúde decorrentes; efeito estufa e aquecimento global; importância
da biodiversidade; métodos contraceptivos humanos;
poluição do ar e das águas; principais impactos ambientais
decorrentes de diferentes formas de geração de energia; problemas
da agricultura convencional; problemas simples do cotidiano
envolvendo as três leis de Newton; produção de derivados
do petróleo (destilação fracionada); redução, reutilização
e reciclagem de resíduos; situações simples do cotidiano que
envolvem a interpretação do conceito de densidade; situações
simples do cotidiano que envolvem movimentos (tempo, distância
e velocidade); transformações de energia; transmissão
do vírus HIV e sintomas da AIDS.
Redação
A redação será avaliada considerando-se:
a. Estrutura: forma narrativa em 3ª pessoa; organicidade e unidade
do texto; conteúdo: idéias fundamentais e coerentes e
clareza.
b. Expressão: domínio do léxico e da estrutura da língua (adequação
vocabular, ortografia, morfologia, sintaxe e pontuação).
c. Será anulada a redação que:
- fugir ao tema proposto;
- apresentar texto padronizado, quanto à estrutura, seqüência
e vocabulário comuns a vários candidatos;
- apresentar textos sob forma não articulada verbalmente
(apenas com desenhos, números, palavras soltas e ilegíveis).
segunda-feira, 9 de março de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Este programa é o da prova da Embraer de 2007/2008. Como a organizadora do concurso tem sido a Vunesp, entidade bastante conservadora, o programa não foi muito diferente para 2008/2009 e estimo que não o seja para 2009/2010.
ResponderExcluirtem como me dizer si isso vai cair em 2010?
ResponderExcluirÉ verdade. Ao longo dos últimos anos, como tem sido mantida a organizadora do concurso - Vunesp-, o conteúdo e a forma de avaliação deste têm se repetido. Esperamos que o mesmo ocorra em 2009.
ResponderExcluirPor exemplo, contamos que a redação seja uma narrativa (ver elementos deste gênero textual) em terceira pessoa..
isso dai e que vai cai na prova dessa ano na embraer/?
ResponderExcluirgostaria de saber se é possivel ter acesso às provas anteriores da embraer
ResponderExcluirobrigado
gustavo...gucast@msn.com
onde posso encontrar a prova de 2009???
ResponderExcluirLivros que serião bom para ler , para a prova da embraer
ResponderExcluirlegal
ResponderExcluirvaleu, gostei mtu vai me ajudar mtu na prova
ResponderExcluir- gostaria de saber se algem pode manter contato comigo para me dar mais dicas pessoais meu e-mail é: jose-rafaeloliveira@hotmail.com
por favor mantenham contato komigo!
tem algum livro que me ajude a estudar para a prova da embraer? e como faz para não dar branco na hora da prova?
ResponderExcluircomo posso conseguir a prova da embraer de 2009,para que eu possa estudar....
ResponderExcluirA valeu por as dicas ai
ResponderExcluiracho q agora ja ta melhor pra estudar
valeu...
eu queria ter uma idéia de como construir uma redação para a prova da embraer que será realizada no dia 17 de outubro de 2010 !?
ResponderExcluirpor favor me mande a resposta pelo meu email :
aline_sjc1996@hotmail.com
Obrigada !
valeu eu passei na prova grasa a esse site
ResponderExcluirobrigado
valew cara gostei muito a prova da fundação vunesp é amanha cara e achei este artigo!!valew cara vc foi muito eficiente garanto que vc me ajudou nos estudos!!!
ResponderExcluireu tneho 11 anos e estou super ansiosa para prestar a prova da embraer, mais eu gostaria de saber de tudo o que irá cair na prova, me ajudem por favor!
ResponderExcluirobgd pela atenção.
professor o que é mesmo nominal?
ResponderExcluire número grau de substantivos e adjetivos?
Olá, Julian
ResponderExcluirNa gramática, o termo nominal é muito abrangente. Pode significar substantivos ou adjetivos ou, ainda, predicado nominal que é aquele que é ligado ao sujeito por um verbo de ligação.Faça a sua pergunta de uma forma mais objetiva e, assim que puder, tentarei ajudá-lo.
Observação: o predicado nominal desempenha a função de um nome ( adjetivo).
Veja o exemplo:
O menino está triste.
está - verbo de ligação
está triste - predicado nominal
Número e grau de substantivos e adjetivos - você encontrará em qualquer gramática.
número - singular e plural: mesa - mesas, cidadão - cidadãos...
grau - normal, aumentativo e diminutivo: mão- mãozinha - manopla; copo - copinho - copázio, homem - homenzinho - homenzarrão...
no caso de adjetivos, veja o grau comparativo, superlativo absoluto sintético e analítico e superlativo relativo
comparativo: mais, menos ou tão estudioso quanto fulano (comparação com uma pessoa)
superlativo absoluto sintético: estudiosíssimo
superlativo absoluto analítico: muito estudioso
superlativo relativo: mais estudioso ou menos estudioso de todos. (comparação com um grupo)
Abçs, boa-sorte,
Prof. Ivan.
Caro senhor, muito obrigada por esse post no blog.. com essa sua ajuda.. você realizará sonhos!! E esse é o meu sonho desde que me formei na 4ª série do ensino fundamental.. Muito obrigada mesmo!!!
ResponderExcluiroi sou thais e estou na 8ºserie do ensino fundamental 2 e estou muito ansiosa rpa embraer mas queria saber o cai na prova de matematica e ciencias ...por favor me ajudem é nesse ano que vou fazere e já tenho que começar estudar desde de já brigada pela atenção...
ResponderExcluirtem como dizer se isso vai cair agora em 2012 na escola(sonia maria emef)taubate?eu quero conquistar uma vaga...
ResponderExcluirQueria saber onde posso encontrar as provas anteriores da embraer, pois não consigo achar e preciso delas com urgência, pois realizarei a prova este ano. Obrigado pela compreensão. Natanael Santos Blog: natanaelsantoshandebol.blogspot.com
ResponderExcluir